terça-feira, 17 de maio de 2011

Introdução à programação

Começamos agora uma nova unidade: "A programação" que é muito importante pois é a base da informática. Por detrás de cada software que nós achamos muito simples e básicos como o Word e bloco de Notas está um árduo trabalho que envolve muito conhecimento e esforço, bem como paciência e dedicação.



Linguagem de Programação
Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, sem limites bem definidos, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra". Apesar disso, por questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limita em "linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".


A linguagem Assembly
Assembly é uma linguagem de programação. Os programas são escritos em forma de texto: usando um editor de texto criamos o chamado código fonte. Este código fonte é transformado pelo compilador e pelo linker num programa executável.
Muitas vezes ouvimos "linguagem assembler".
A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível: são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de actuação.

Exposição dos trabalhos de aplicações

Na última semana usamos uma aula para expor as nossas "obras de arte" à escola.
Os trabalhos de photoshop e inkscape estão afixados ao longo da parede do corredor do 4º piso da escola.
Há trabalhos muito inovadores e interessantes quer da nossa turma quer do 12ºE que valem a pena "dar uma espreitadela". Apareçam!

FIM do FLASH

Na útlima semana demos como encerrado o software "Macromedia Flash". Foi muito bom este software ter sido incluido no programa desta disciplina no 12ºano, uma vez que é muito útil para o futuro, nomeadamente para a criação de animações para trabalhos ou mesmo para criar jogos para o entretenimento.
A única coisa a lamentar, é que apenas leccionamos o básico deste software. Gostávamos que houvesse mais tempo para aprofundar os nossos conhecimentos  deste programa .